Dentro das inúmeras responsabilidades da gestão de logística de um negócio, está a escolha do frete. Afinal, o transporte interfere diretamente nos resultados da empresa. É ele quem define a margem de lucro, a agilidade e a qualidade da entrega. Consequentemente, influencia na satisfação do cliente final e nas novas oportunidades que surgem.
Com a modernização das tecnologias relacionadas ao gerenciamento dos modais e processos, se tornou muito mais fácil encontrar diferentes fornecedores, ofertas, prazos e possibilidades. Porém, antes de mais nada, é preciso entender que não existe um frete ideal para todo tipo de produto ou empresa: existe o melhor para cada mercadoria e negociação.
Quer saber mais? Então continue acompanhando este artigo para entender como a IMPRAV auxilia seus parceiros a descobrirem qual o frete ideal para cada proposta.
As 6 perguntas iniciais que influenciam na escolha do frete
Primeiramente, para decidir com assertividade, segurança e, é claro, economia, fazemos seis perguntas para o cliente:
1- Quais serão os pontos de embarque e desembarque?
2- Além disso, o quão urgente deve ser a entrega?
3- Qual é o peso da carga?
4- Qual a mercadoria?
5- Qual é o custo do serviço?
6- Por fim, com que frequência a operação vai acontecer?
A partir das respostas, é possível identificar os melhores caminhos para evitar dores de cabeça e prejuízos ao bolso e à reputação da empresa.
Os tipos de frete
CIF (“Custo, Seguro e Frete” em inglês)
Frequente nas operações de ecommerce, o CIF define o fornecedor do produto como o responsável pelo envio da encomenda, ou seja, é ele quem embarca a mercadoria. Sendo assim, ele manuseia o produto e paga pelo frete logo na origem do envio.
Nesses casos, o comum é que o remetente inclua o preço da logística, dos impostos e do seguro no preço final do item, utilizando como base de cálculo o ICMS.
FOB (“Livre a bordo” em inglês)
Ao contrário do anterior, o FOB é um frete em que o comprador assume custos e possíveis riscos dos processos logísticos. Portanto, o pagamento do frete é feito após a entrega da carga, com impostos definidos a partir dos serviços de transporte e o preço calculado de forma separada.
Modelos de frete
A contratação também é decisiva para a escolha. Ela pode ser:
- Normal (o fornecedor do transporte fica responsável por todo o processo)
- Subcontratação (a transportadora contrata outra empresa para enviar)
- Redespacho (o percurso é feito por uma transportadora acionada pelo cliente e uma contratada para percorrer parte do trecho)
- Redespacho intermediário (a transportadora responsável não coleta carga na origem nem entrega no destino final, por isso, o processo é dividido em 3 transportadoras)
Características das cargas
Os detalhes referentes às cargas também são essenciais para definir a escolha do frete. Dessa forma, existem dois grupos principais:
- Carga fracionada: pedidos em quantidade e volume reduzido, normalmente utilizada para um veículo transportar produtos de diversos clientes, dividindo os custos e aumentando o prazo de entrega.
- Carga lotação: grandes volumes de entrega que lotam o veículo, sem a possibilidade de divisão de custos e com a entrega direta ao destino.
Também é necessário levar em conta o valor agregado da carga, o peso e o trajeto (nacional ou internacional).
Analise todos os detalhes!
Além disso, lembre-se também de pesquisar a reputação da empresa contratada responsável pelo transporte e de entender qual a sua prioridade neste procedimento: prazo, tempo ou qualidade.
Depois de colocar todos estes detalhes na ponta do lápis, fica um pouco mais fácil definir o melhor frete para o negócio.
No entanto, são incontáveis as variáveis para a escolha final de cada operação. Por isso, a IMPRAV se coloca à disposição para facilitar a rotina, otimizar custos e aumentar a produtividade da sua equipe. Temos responsáveis diretos para auxiliar na escolha do frete e em todos os trâmites de importação e exportação.
Quer saber mais? Fale conosco!